11nov
By: admin ligado: novembro 11, 2019 In: Branding, Identidade Visual, Logotipo, Marcas, Sem categoria Comments: 0

Recentemente, falamos aqui no blog da Peppers sobre alguns elementos importantes do mundo do branding e da publicidade.

Abordamos a brand persona e como ela assume o papel de “voz” para sua empresa. Falamos sobre o processo de naming (dar nome a uma empresa, produto ou marca), sobre a importância da tipografia (escolha da fonte para compor uma logo) e do design de embalagens para consolidar sua marca na cabeça e no coração do seu público.

Quando juntamos todos estes elementos visuais – logotipo, tipografia, design de embalagens – e mais alguns outros (itens de papelaria, personalização de pontos de venda, etc.) cria-se a tal da identidade visual de uma empresa/marca.

Ou seja, se for para definirmos a identidade visual, ela corresponde a tudo que é criado e/ou designado para apresentar sua empresa ao público. É ela quem cria uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo – e como espera ser vista.

Trocando em miúdos, a identidade visual é “a cara” da sua marca. E, não se deixe enganar, quando se trata de publicidade, aparência importa, e muito! É pela identidade visual que sua empresa vai atrair o olhar do cliente, seja no PDV, no outdoor, no flyer, na TV ou na internet.

Todo mundo conhece alguém que abre uma empresa, se dá ao trabalho de cuidar de toda a parte burocrática do processo, mas na hora de criar a identidade visual, resolve economizar, deixando a criação na mão daquele “sobrinho que sabe mexer no Photoshop.

O resultado é uma marca pobre, imitável, sem personalidade, feita de qualquer jeito, sem ligação direta com o sentimento, sem conexão com o produto, serviço ou missão, sem nenhum estudo que justifique sua concepção. Algo que não traz um diferencial, um conceito foda, diferente, criativo, tipo este projeto aqui em baixo.

Projeto de naming + identidade visual.

Tenha em mente que criar uma identidade visual vai muito além de dar um nome ou criar um logo bacana: ela vai representar a sua empresa e a mensagem que você quer passar.

Não por acaso, quando uma empresa encontra sua marca, ela geralmente passa por poucas alterações no decorrer do tempo – salvo casos onde rola um rebranding completo, um reposicionamento de marca.

Identidades inteligentes

Pegue a Coca-Cola, por exemplo: a empresa já tem mais de um século de história, mas o logotipo mudou bem pouco. A “onda” branca acompanhando a tipografia e a lata vermelha são símbolos universais, que tornam o produto identificável em qualquer lugar, e em qualquer idioma. Duvida? Então olha só:

Assim fica fácil pedir uma Coca-Cola em qualquer lugar do mundo!

Se você analisar outras marcas que estão presentes no nosso cotidiano, vai perceber que elas sofreram poucas mudanças ao longo do tempo, e elas geralmente são atualizações, ajustes, não grandes mudanças. O que é um sinal bem óbvio de que, em se tratando de identidade visual, o que importa é criar algo forte, coerente e duradouro.

 Uma das mais notáveis exceções à regra é a Google. A empresa tem uma marca tão forte – e tão presente na vida de bilhões de pessoas – que ela ocasionalmente se dá ao luxo de criar artes temáticas para datas comemorativas, aniversários de pessoas influentes, e muito mais.

Nestes casos, ela substitui temporariamente seu tradicional logotipo tipográfico colorido por algo bem diferente – os chamados Doodles – que podem inclusive conter mini-games, vídeos e elementos interativos.

Porém, que fique claro: isso não quer dizer que a Google está o tempo todo alterando sua logo. Os Doodles são temporários, e por se relacionarem com datas específicas, só ficam 24 horas no ar. No resto do tempo, a logo padrão do Google continua lá… e mudou bem pouco no decorrer dos anos, para falar a verdade:

A (horrível) primeira logo do Google nunca chegou ao público

Uma marca que teve coragem de mexer na sua identidade visual recentemente foi a Mastercard. Antigamente, tínhamos os círculos coloridos acompanhados pelo nome. Este modelo básico alterou-se pouco com o tempo, sempre mantendo suas características essenciais.

A última mudança, porém, foi mais ousada: a empresa optou por tirar seu nome da logo, mantendo somente os círculos que se encontram. Claro que isso não foi feito sem motivo: a mudança acompanha uma nova fase da empresa, que não aposta mais apenas em cartões físicos, e já está utilizando a tecnologia NFC para oferecer mais opções aos seus clientes.

Vale ressaltar que uma extensa pesquisa de mercado foi feita pela empresa, e ela só teve coragem de desassociar o nome do logo depois que ficou claro que a identidade visual por si só tinha uma taxa de reconhecimento de 80%: as pessoas simplesmente sabem que aqueles dois círculos representam a Mastercard, independente disso estar escrito por extenso ou não.

A evolução do logo da Mastercard ao longo dos anos

Nem toda empresa pode se dar ao luxo de fazer algo do tipo, mas existem aquelas com logos tão emblemáticos, que acabam dispensando o nome em si. O M do McDonalds, a maçã da Apple, o da Nike, o jacaré da Lacoste, o coelho da Playboy… criar uma marca que se torne tão icônica, tão presente no inconsciente coletivo, é o sonho de qualquer designer.

E é por tudo isso que a identidade visual é tão importante. Ela é quem dá uma cara para sua empresa, algo com que as pessoas possam se identificar. E é por isso que nenhuma etapa deste processo pode ser feito nas coxas, de qualquer jeito. Precisa ser algo planejado, estudado, feito por quem entende do assunto!

E vamos falar dos nossos amores né!

Aqui na Peppers, já cuidamos da identidade visual de clientes dos mais variados setores. Tivemos, por exemplo, a GoToGlow, linha de maquiagem onde criamos o nome, a logo e todo o design das embalagens de produtos:

Embalagens sofisticadas e minimalistas para valorizar os produtos GoToGlow

GiOia Pinsas Italianas

Já no ramo alimentício, andamos pirando nos materiais da GiOia, uma rede que comercializa pinsas (uma iguaria que é a precursora da pizza) e outras delícias, sempre seguindo as tradicionalíssimas receitas italianas. Criamos cardápios, caixas, sacolas e embalagens para valorizar ainda mais estes produtos:

Caixa de transporte para pinsa.
O cozinheiro com cara de maluco virou garoto propaganda da GiOia

B1. Gastronomia

Outro case do mundo gastronômico do qual temos orgulho é o do Bistronomia 1 projeto que inclusive inscrevemos na 13ª Beinal de Design Gráfico. Este aconchegante mix de bistrô, restaurante e barzinho fica ainda mais estiloso com a identidade visual que nosso time desenvolveu, e vai da marca em si (já falamos dela aqui no blog) aos rótulos de produtos:

Rótulos do Bistronomia 1 unem elegância e funcionalidade

 O poder do chá pra você curtir o seu momento.

E claro que a gente não poderia encerrar este artigo sem falar da Moncloa, nossa tea boutique preferida! A Peppers Branding cuida de boa parte da comunicação deles, e criou alguns kits para presentes que foram sucesso absoluto de vendas!

Kits-presente da Moncloa: todo tea lover quer um!

A Moncloa sabe que a Peppers pensa fora do caixa, e no último mês de outubro, embarcou com a gente em uma ideia louca: para celebrar o mês da diversidade, idealizamos uma lata totalmente sem rótulos – que passa a mensagem de que não devemos rotular ninguém, nem nos deixarmos rotular.

O cliente que comprou o Diversitea levou junto três cartelas de stickers, para customizar sua lata e deixá-la totalmente personalizada. Usando a #mostresualata, todos puderam expor sua lata customizada nas redes sociais. O resultado foi um sucesso!

O cliente adquire a alata assim…
E pode deixar ela assim (ou como quiser!)

É o tipo de campanha que nem todo cliente teria coragem de fazer, mas a Moncloa comprou a ideia, e deu muito certo! Já fizemos muita coisa da hora para eles, mas essa campanha foi especial justamente por ser ousada, diferente.

É assim que gostamos de trabalhar aqui na Peppers. Construímos marcas fortes para podermos desconstruí-las, e causar ainda mais impacto no público. A gente manja do assunto. Se está em busca de algo que seja diferente e inovador, vem pra Peppers! 😉 Clica aqui, ou manda email.

Trackback URL: http://www.pepperscriacao.com/blog/identidade-visual/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *