29nov
By: admin ligado: novembro 29, 2019 In: Branding, Design, inovação, Marcas Comments: 0

Tá ai a prova de que a velha frase do arquiteto Louis Sullivan em 1800 e bolinha: “forms follow function”, as vezes casa certinho! Elon Musk, diretor da Tesla, divulgou as fotos do novo transformers, ops, picape. E ai o que achou?

No dia 21 de novembro, a Tesla, lançou sua nova picape, a Cybertruck, até ai OK. Mas como qualquer modelo da Tesla, todos já esperam algum tipo de novidade em tecnologia e design, mas dessa vez Elon Musk foi longe demais (confesso que eu achei muito Fod*), mas o que grande parte da crítica está dizendo é que o carro é feio.

Vídeo de apresentação da Cybertruck.

Uma das explicações pra estas linhas extremamente retas e futuristas, é por causa do material que é feito. A Cybertruck usa o mesmo aço que foi desenvolvido para fazer os foguetes da outra empresa de Musk, o material é tão resistente que os moldes quebravam no meio ao tentar fazer linhas mais curvas.

O conceito que eu citei acima, “forms follow function”, foi usado na primeira década da internet, quando os computadores ainda eram aquelas caixas monstruosas. Isso aconteceu muito antes de termos como design e experiência do usuário estarem em voga.

Tá o carro é um pouco estranho, a quem diga que parece um Gurgel, nosso primeiro carro elétrico do Brasil, e criado 34 anos antes de Musk pensar em fazer o seu primeiro carro elétrico.

Imagem da lateral do carro com as luzes da frente e de trás acesas destro de um galpão industrial com características modernas.
Foto da Cybertruk. Eu continuo achando lindo, mesmo parecendo um Gurgel.
parte interna do Tesla Cybertruck.
Interior Tesla Cybertruck
visão superior traseira do carro no deserto e com as luzes de freio acesas.
Traseira Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck parada na floresta com o porta malas aberto onde dentro tem uma barraca e ao seu lado uma mochila.
Funcionalidade e adaptação é tudo.

Mas beleza não é tudo, ou é?

Nas primeiras 24 horas de seu lançamento, a picape da Tesla vendeu APENAS 175 mil unidades, pela bagatela de 100 mil dólares. Isso representa mais ou menos, 8 bilhões e vendas de um produto que só vai ser entregue em 2022, isso se não atrasar, algo que a Tesla sempre faz. É um dos financiamentos coletivos mais bem sucedidos da humanidade. (brincadeira).

As pessoas que compram Cybertruck, não estão comprando um carro feio. Estão comprando um carro com o melhor sistema autônomo do mercado, outras o amor pela tecnologia, outras porque um carro feito com material de foguete é extremamente inovador, outras estão comprando um propósito, o de investir em carros elétricos.

Parte delas está comprando a possibilidade de viver no futuro! Na verdade com relação a este pensamento, esta é a mais pura verdade. Quem não lembra do de volta para o futuro, não da uma lembradinha, de leve? Todas as coisas dos filmes da década de 80 e 90 que falavam de futuro, quadrinhos, revistas que falavam sobre design, as coisas não tinham a cara deste carro da Tesla?

Design, inovação, forma, função, propósito, promessa, possibilidades, todos estes atributos estão ligados a uma coisa: Viver algo novo! Ter novas experiências, novas histórias pra contar, sair na frente, fazer diferente.

Peppers Branding & Design

Aqui na Peppers, nossa essência é fazer diferente, propor coisas que parecem um Gurgel as vezes, mas o valor e a história que ele tem no porta-malas é apaixonante.

Acreditamos que é muito mais importante viver algo do que ter algo. Fala com a gente. Traz sua marca pra cá pra gente te fazer sentir.

Trackback URL: http://www.pepperscriacao.com/blog/nova-picape-tesla/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *